O Imperialismo


A partir de 1870, as potências capitalistas como EUA, Grã-Bretanha, França e Japão estraram em uma disputa por colônias ou áreas de influência na Ásia, África Oceania e América Latina, essa expansão capitalista com o objetivo de dominação é chamada de imperialismo ou neocolonialismo.

Mas o grande questionamento é: O que teria motivado essa corrida imperialista entre as grandes potências? O que elas buscavam em outras terras?

a) oportunidades de investimentos para seus capitais;
b) mercados produtores de matérias-primas (carvão, ferro e cobre);
c) mercados consumidores de manufaturados;
d) ouro e diamante existentes nas terras africanas

Os governos das grandes potências incentivavam a conquista de terras e povos em outros continentes e depois usavam essas ações imperialistas para despertar o orgulho nacional.

TEORIAS RACISTAS DO SÉCULO XIX

Para justificar a dominação imperialista sobre outros povos os europeus desenvolveram um conjunto de teorias racistas. Essas teorias diziam basicamente que a “raça branca” era superior a raça negra e a amarela e que, na luta pela vida, somente as raças superiores sobreviveriam. Dentre as teorias, destaca-se o “darwinismo social”, que defendia a ideia de que a Teoria da evolução de Darwin podia ser aplicada à evolução da sociedade.

O darwinismo social pregava que na luta pela vida só sobreviveriam as raças e nações “mais capazes”. Daí a visão de que o neocolonialismo seria uma missão civilizadora de uma raça superior, a branca, representada sobretudo pelo europeu e norte-americano. Esta visão racista da neocolonização acabou consolidando o direito à violência contra os povos neocolonizados. Hoje se sabe que só existe uma raça: a raça humana; e sabe-se também que nenhum povo é superior a outro.


No século XIX, porém, as teorias racistas foram consideradas científicas e justificaram a dominação imperialista na Ásia, África, América e Oceania. Por considerarem superiores, os europeus diziam que tinham o dever de civilizar os demais povos; isto é, de levar a eles o progresso e os “bons” costumes. Em outras palavras, diziam tem uma missão civilizadora para com os “povos de cor”



O texto a seguir é trecho de um discurso do ministro francês Jules Ferry (1832-18930 no parlamento de seu país.

As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores.
Laima Mesgravis. A colonização da África e da Ásia. São Paulo: Atual, 1994. p.14 (História geral em documentos)


1.  O que se pode concluir com base no texto?
2. O que o autor do texto quis dizer com “o dever de civilizar”?

21 Comentários

  1. Maria Luiza Soares

    1: Que os negros deveriam obedecer os brancos. Eles eram tratados como que eles não existissem.
    2: Dever de ensinar os negros a ser gente como eles.

    ResponderExcluir
  2. 1: B
    2:
    a)Com base no texto podemos concluir que Jules Ferry defendia a instituição do Imperialismo, concebendo-a como uma coisa que existia dentro de uma "ordem natural" onde haveria "raças superiores" e "raças inferiores", cabendo aos "superiores" mandar e aos "inferiores" obedecer.

    B)O "dever de civilizar" era a implementação de tecnologias e instituições ocidentais em diversos territórios do continente africano e do continente asiático, suprimindo os costumes e a cultura local e impondo, no lugar delas, o modo europeu de viver.
    ANDREZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia usar suas próprias palavras para responder esta questão. Acredito que não tenha necessidade de pesquisar na internet.
      https://brainly.com.br/tarefa/329422

      Excluir
  3. Tarsila Valois

    1.
    •Podemos concluir que o povo europeu,os de "raça branca" acreditavam ser superiores a raça negra e amarela,usando
    o darwinismo social como justificativa.

    2.
    “O dever de civilizar” era impor os padrões socias europeus aos outros povos.

    ResponderExcluir
  4. ANTONY IURI

    1- As potências europeias começaram a expandir seus domínios africanos por meio de uma disputa de novos territórios na África, chamada de corrida imperialista. No território africano, os europeus buscavam oportunidades de investimentos para seus capitais, extração de minérios, formação de mercados consumidores, mão de obra africana e matérias-primas para abastecer suas indústrias. E para justificar esse domínio na África, eles utilizaram a teoria de Darwin, que afirma basicamente, que a 'raça branca' era superior a raça negra e amarela. Os europeus afirmavam que a 'raça branca' era superior as demais raças.

    2- Naquele período esses povos africanos eram tratados como 'bárbaros', ou seja, eles eram interpretados como povos sem rumo, e então os europeus decidiram levar os 'bons' modos, os 'bons' costumes para a África.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Você conseguiu chegar a esta conclusão apenas com o texto de Laima Mesgravis?

      Excluir
  5. Nicole Tínel
    1. Podemos concluir que as pessoas brancas se viam como uma "raça superior" e tinham que "civilizar" os negros, adaptando-os em relação as suas tradições, como religião, etc., sem respeitar as tradições dos mesmos.

    2. Nesse contexto, "civilizar" significa "educacar" e adaptar os africanos a terem os costumes dos europeus.

    ResponderExcluir
  6. ALANI
    1. Os povos europeus se sentiam tão superiores aos povos asiáticos e negros, que o "racismo científico" chegava a ser completamente aceito e até afirmado no Parlamento durante o século XIX.
    2. Que os povos "inferiores" deveriam aprender a como se comportar e a seguir os costumes europeus.

    ResponderExcluir
  7. ANA CLARA:
    1.Que os europeus se achavam "superiores" aos outros povos com etnias diferentes, tendo em mente ajuda-los a serem "civilizados".Usando esse argumento para colonizar a África,Ásia e América.
    2.Que os brancos deveriam "ajudar" os outros povos para serem bons e educados, e claro, mudar sua cultura(o qual está bem presente nas missões dos jesuítas, onde tentam mudar a cultura desses povos e expandir o catolicismo).

    ResponderExcluir
  8. 1: Os europeus se consideravam superiores por causa da cor da pele e diziam que tinham a missão de ensinar os "bons modos" aos negros e amarelos.
    2: Levar a linguagem, costumes e cultura para os povos "inferiores"

    ResponderExcluir
  9. 1:com base no texto podemos ver que o povo europeu,os de "raça branca" acreditavam ser superiores a raça negra e amarela,usando
    o darwinismo social como justificativa.

    2.
    impor padrões socias europeus aos outros povos,que os brancos deveriam “ajudar “os outros povos para serem bons educadores .

    ResponderExcluir
  10. Sugestão de resposta:
    1. Na opinião desse europeu há raças superiores e raças inferiores, e as superiores têm o dever de civilizar as inferiores.

    2. O dever de levar o progresso e os “bons costumes” (valores e visões de mundo europeu) a outros povos.

    OBSERVAÇÃO: Observe que a postura do autor do texto é extremamente etnocêntrica.

    ResponderExcluir
  11. NICOLAS RAFAEL
    1. Os bancos se viam como uma "raça superior" e tinham o dever de civilizar os negros que eram tratados como uma "raça inferior".

    2. "Civilizar" siginifica impor padrões europeus aos africanos.

    ResponderExcluir
  12. João Guilherme Mascarenhas Nascimento

    1.Que o texto fala sobre a colonização dos europeus com os povos africanos.
    2. Que é como se os europeus tivessem obrigação de colonizar o povo africano.

    ResponderExcluir
  13. Iza Nunes Saldanha

    1. Podemos entender que os europeus tinha em mente que eram superiores as outras etnias e se viam no dever "educarem" as outras raças.

    2. Dá a entender que eles tinham o de impor seus costumes, e "corrigir" os modos da diferentes etnias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem