A Revolução Francesa




REVOLUÇÃO FRANCESA

       A Revolução Francesa, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea, inspirada em ideais iluministas aconteceu entre 1789 e 1799, sendo responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. Como em todo regime absolutista, o poder de Luís XVI era pleno. A França nesse período, tinha uma produção estruturada no modelo feudal e a sociedade era dividida em classes sociais, conhecidas como Estados.

Ø  Primeiro Estado: clero;
Ø  Segundo Estado: nobreza;
Ø  Terceiro Estado: restante da população



       Essa divisão social na França tinha uma clara desigualdade social, uma vez que Primeiro e Segundo Estados possuíam privilégios que não se estendiam ao Terceiro Estado. O destaque vai para as isenções de impostos que ambas as classes possuíam e para o direito de alguns nobres de poderem cobrar impostos dos camponeses que trabalhavam em suas terras. Ao longo do século XVIII, essa ordem rigidamente hierarquizada mostrava-se insustentável, uma vez que a economia e a vida intelectual eram impulsionadas cada vez mais pelos setores burgueses.

       A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria. Por esta razão, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho, por esta razão, o Terceiro Estado, não estava disposto a manter-se submetido a tal estrutura política. Propôs uma alteração no funcionamento dos Estados Gerais,  desejando que o voto que até então era por Estado, passasse a ser individual, isto é, todos os membros dos Estados  teriam direito ao voto.

       A proposição foi rejeitada, o que o motivou a criar uma Assembleia Nacional Constituinte com o propósito de redigir uma Constituição que proporia mudanças para a França, tornando-a uma monarquia constitucional. A Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei.

       Quando Luís XVI tentou fechar a Constituinte à força, a população parisiense rebelou-se em sua defesa o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha, em 14/07/1789, marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
Para fins de estudo dividimos a Revolução Francesa em três fases:


        Ao longo dos anos a situação da França permaneceu instável e isso fez com que a alta burguesia francesa visse no autoritarismo uma esperança para resolver a situação da França. A população estava insatisfeita, a economia estava ruim, e a guerra continuava a ameaçar o país, então a ditadura foi vista como solução. É neste cenário político com clara ausência administrativa que surge NAPOLEÃO BONAPARTE.
IMPORTANTE

Destaca-se neste processo evolucionário dois principais grupos políticos.

·        
Jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.
·         girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas

       

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem