CIÊNCIAS
HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NO ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E
HABILIDADES
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 1
(EM13CHS101)
Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas
linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e
processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais.
(EM13CHS102)
Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas,
políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de
matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.),
comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS103)
Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a
processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e
epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza
qualitativa e quantitativa (expressões artísticas, textos filosóficos e
sociológicos, documentos históricos, gráficos,mapas, tabelas etc.).
(EM13CHS104)
Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos,
valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no
tempo e no espaço.
(EM13CHS105)
Identificar, contextualizar e criticar as tipologias evolutivas (como
populações nômades e sedentárias, entre outras) e as oposições dicotômicas
(cidade/ campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/sensibilidade,
material/virtual etc.),explicitando as ambiguidades e a complexidade dos
conceitos e dos sujeitos envolvidos em diferentes circunstâncias e processos.
(EM13CHS106)
Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e de diferentes
gêneros textuais e as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na
vida pessoal e coletiva.
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 2
(EM13CHS201)
Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do
capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de
pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos,
econômicos, sociais e culturais.
(EM13CHS202)
Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas
das sociedades contemporâneas (fluxos populacionais, financeiros, de
mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas
interferências
nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
(EM13CHS203)
Contrapor os diversos significados de território, fronteiras e vazio (espacial,
temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando
visões dualistas como civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo e
cidade/campo, entre outras.
(EM13CHS204)
Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de
territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de
diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados
Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos
populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as
características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
(EM13CHS205)
Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões
culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo
contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
(EM13CHS206)
Compreender e aplicar os princípios de localização, distribuição, ordem,
extensão, conexão, entre outros, relacionados com o raciocínio geográfico, na
análise da ocupação humana e da produção do espaço em diferentes tempos.
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 3
(EM13CHS301)
Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção e descarte
(reuso e reciclagem) de resíduos na contemporaneidade e elaborar e/ou
selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental e o
consumo responsável.
(EM13CHS302)
Analisar e avaliar os impactos econômicos e socioambientais de cadeias
produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades
agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo
de vida das populações locais e o compromisso com a sustentabilidade.
(EM13CHS303)
Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no
estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas
a uma percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo.
(EM13CHS304)
Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições
governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas
práticas, e selecionar aquelas que respeitem e promovam a consciência e a ética socioambiental
e o consumo responsável.
(EM13CHS305)
Analisar e discutir o papel dos organismos nacionais de regulação, controle e
fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a
garantia de práticas ambientais sustentáveis.
(EM13CHS306)
Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos econômicos
no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e
socioambiental do planeta.
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 4
(EM13CHS401)
Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos e classes sociais
diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas
formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços e contextos.
(EM13CHS402)
Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes
espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e
desigualdade socioeconômica.
(EM13CHS403)
Caracterizar e analisar processos próprios da contemporaneidade, com ênfase nas
transformações tecnológicas e das relações sociais e de trabalho, para propor
ações que visem à superação de situações de opressão e violação dos Direitos
Humanos.
(EM13CHS404)
Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes
circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as
gerações, em especial, os jovens e as gerações futuras, levando em
consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e
informacionais.
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 5
(EM13CHS501)
Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas,
identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que
valorizem a liberdade, a autonomia e o poder de decisão (vontade).
(EM13CHS502)
Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas etc.),
desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e preconceito, e
propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às
diferenças e às escolhas individuais.
(EM13CHS503)
Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.),
suas causas, significados e usos políticos, sociais e culturais, avaliando e
propondo mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS504)
Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações
científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas
atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
Postar um comentário