(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02)
Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado
das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e
épocas distintas.
(EF06HI03)
Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua
historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI04)
Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05)
Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes
tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos
africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06)
Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.
(EF06HI07)
Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no
Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na
cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(EF06HI08)
Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais,
científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos
indígenas de diversas regiões brasileiras.
(EF06HI09)
Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição
ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
(EF06HI10)
Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas
transformações políticas, sociais e culturais.
(EF06HI11)
Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais
e políticas nos períodos monárquico e republicano.
(EF06HI12)
Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e
Roma antigas.
(EF06HI13)
Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes
formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(EF06HI14)
Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão
entre populações em diferentes tempos e espaços.
(EF06HI15)
Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no
Mediterrâneo e seu significado.
(EF06HI16)
Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização
do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque
para as relações entre senhores e servos.
(EF06HI17)
Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(EF06HI18)
Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização
social no período medieval.
(EF06HI19)
Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo
e nas sociedades medievais.
Postar um comentário