Sociedades Africanas

Olá galera! tudo bem? Esse início de ano (2022) estaremos estudando sobre as sociedades africanas, em especial os reinos de: Gana, Mali e Songai. Nesta primeira semana discutimos sobre as sociedades do Sahel, as riquezas do ouro no reino de Gana, bem como algumas características do Reino do Mali. Aprendemos em nossas discussões como o islamismo é extremamente predominante, na parte setentrional do continente africano.


Levando em consideração que alguns ainda não receberam os módulos da unidade, segue abaixo o exercício da página 12.


 Exercício 


1. Em detalhe do Atlas catalão de Abraham Cresques (1375), reproduzido na página 8, à direita de Mansa Musa aparecem, em árabe, os seguintes dizeres:


Quando o rei morre, constroem uma enorme abóbada de madeira no lugar do enterro. Então trazem-no em uma cama levemente coberta e colocam-no dentro da abóbada. A seu lado colocam seus ornamentos, suas armas, e os recipientes que ele usava para comer e beber. A serpente é a guardiã do Estado e vive em uma caverna que lhe é devotada. Quando o rei morre, seus possíveis sucessores se reúnem em uma assembléia, e a serpente é trazida para picar um deles com seu focinho. Essa pessoa é então chamada para ser o novo rei.

"Este senhor negro é aquele muito melhor senhor dos negros de Guiné. Este rei é o mais rico e o mais nobre senhor de toda esta parte, com abundância de ouro na sua terra". O que essas frases revelam sobre o Império do Mali?

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2. Leia o seguinte relato de Al- Bakri, geográfo muçulmano que viveu no século XI.

Ao redor da cidade do rei há choupanas abobadadas e bosques onde vivem os feiticeiros, homens encarregados de seus cultos religiosos. Ali se encontram também os ídolos e os túmulos dos reis. Estes bosques são guardados: ninguém pode entrar ou descobrir seus recipientes. As prisões dos vivos também estão ali, e se alguém é aprisionado lá, nunca mais se ouve falar dele.


Relato de Abu Ubayd al-Bakri (século XII). Em : COSTA, Ricardo. A expansão árabe na África e os impérios negros de Gana, Mali e Songai (sécs.VII-XVI). Disponível em: http://sieduc.digital/5ETRS. Acesso em: Jul.2009.


a) Al-Bakri menciona práticas culturais anteriores à introdução do Islamismo no Reino de Gana. Quais?

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3. Leia o texto a seguir, que descreve a organização social e política de algumas sociedades antes do colonialismo europeu. Em seguida. Identifique as principais características dessas sociedades.

 

       As pessoas de cada unidade familiar cultivam a terra de forma coletiva. A Terra, até muito recentemente, nunca foi vista como propriedade, muito menos como propriedade privada, na África. Os homens é que pertencem à terra, e não o contrário. A riqueza, desta forma, é ligada ao controle do trabalho dos membros da família, e não à posse de terras. Quanto maior o número de dependentes que tenha o chefe de uma linhagem, tanto maior será sua riqueza e seu prestígio[...].

 

       Podemos dizer então que a unidade sociopolítica de base não é definida por um determinado território, mas pela existência de um grupo familiar, controlado por um chefe, que é em geral o homem mais velho da linhagem. As fronteiras fixas e fechadas, tais como conhecemos nos modernos Estados Nacionais, evidentemente não tem sentido neste sistema. Quando uma parcela da terra se esgota pelo cultivo, o grupo muda-se em busca de novas terras férteis[...]


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Museu Afro-brasileiro (Mafro).Centros de Estudos Afro-Orientais.

Projeto de atuação pedagógica e capacitação de jovens monitores. Disponível em: http://sieduc.digital/CECqM. Acesso em jul: 2019.

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2 Comentários

  1. (1) O cartógrafo deu relevância para o imperador MANSA MUSA,afirmandor que ele possuí riquezas e era o melhor e mais nobre dos senhores da região.É possível perceber certo tom de admiração

    (2)
    LETRA (A)
    ISLÃ fez com que estas tradiçãoes fossem consideradas, em sua maioria heréticas,tendo adaptado alguns destes ritos para a interpretação local do ISLAMISMO e demonizado outros.

    (3)
    eu nao entedi!!

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    Respostas
    1. professor eu nao entedi a 3 questao.
      aluno: RIKARTY
      turma:7ano

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