Criacionismo


O criacionismo é a forma como as religiões tradicionais explicam a origem do mundo e do 
A questão sobre as origens do homem remete a um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, por que somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.
Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Nesse âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista.

Criacionismo na mitologia grega

mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que, ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.

Criacionismo no cristianismo


cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, e algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.
Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe a cada um julgar e adotar, por meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.
Criacionismo Segundo-Iorubá


Na crença de Iorubá, o processo de criação envolve várias divindades. Em uma das versões, Olorum – Senhor Deus Universal – criou primeiramente todos os Orixás (divindades) para habitar Orun (o Céu, mundo espiritual), com o objetivo de usá-los como auxiliares para executar todas as tarefas que estariam relacionadas com a própria criação e o posterior governo do mundo. Então, Olorum encarregou Obatalá de criar o mundo; mas este, com pressa, não rendeu a Bará os tributos devidos e, durante sua caminhada, parou para beber vinho de palmeira e, embriagando-se, adormeceu. Oduduá, a Divina Senhora, foi ao encontro de Obatalá e, ao vê-lo adormecido, pegou os elementos da criação e começou a formação física da terra. Ela mandou que cinco galinhas d’angola começassem a ciscar a terra, espalhando-a, dando assim origem aos continentes. Oduduá soltou então os pombos brancos - símbolo de Oxalá – e assim nasceram os céus. De um camaleão fez surgir o fogo e, com caracóis, ela criou o mar.

Agora responda


Leia o trecho a seguir, observe a imagem e responda:

Fonte 1

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei-vos a terra e sujeita-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra [...]
Viu Deus tudo quanto fizera, eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
A Bíblia Sagrada. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil.

Fonte 2
Afresco A criação do homem, Michelangelo, c.1508-1515. Capela Sistina, cidade do Vaticano.

a) A Visão da origem da vida contida na fonte 1 é criacionista ou evolucionista? Justifique.
____________________________________________________________
b) A fonte 2 confirma ou nega o que está escrito na fonte 1?
____________________________________________________________

2) Julgue as alternativas, utilizando V para as verdadeiras e F para as falsas.  

a) (  ) O criacionismo e o evolucionismo são modelos de explicação para a origem do homem na Terra.
b) (  ) O evolucionismo é hoje a teoria mais aceita pela ciência e defende que os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução.
c) (  ) Segundo o evolucionismo, ao longo do tempo ocorreram mudanças no meio ambiente; as espécies que conseguiram se adaptar sobreviveram e evoluíram; as outras desapareceram.
d) (  ) Há hoje somente dois grupos de pessoas; um que acredita no criacionismo e outro que acredita no evolucionismo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem