Que animal é esse? 7º ano

Quem já viu um mapa antigo reparou, certamente, nas criaturas bizarras que marcam vários pontos dos oceanos do mundo todo. Serpentes marinhas emblemáticas, sereias sedutoras e outras criaturas míticas podem ser encontradas em mapas medievais e renascentistas dos séculos X ao XVII. Por quê?
Chet Van Duzer em seu novo livro, “Sea Monsters on Medieval and Renaissance Maps”, algo como “Monstros marinhos em mapas medievais e renascentistas”, em tradução livre, afirma que os cartógrafos usavam essa arte para ilustrar regiões inexploradas e misteriosas do planeta, e seus possíveis perigos para navegação. Mais incrivelmente, porém, é o fato de que, apesar da sua aparência bizarra, muitas destas criaturas eram baseadas em animais reais.
Leia a descrição deste animal, encontrada na Relação do Piloto anônimo (A "Relação do Piloto Anônimo" é, ao lado das cartas de Pedro Vaz de Caminha e de Mestre João, um dos três testemunhos diretos do Descobrimento do Brasil que chegaram até nós) 
E tem muito bom ar e estes homens têm redes e são grandes pescadores e pescam peixes de muitas espécies, entre os quais vimos um peixe que apanharam, que seria grande como uma pipa e mais comprido e redondo, e tinha a cabeça como um porco e os olhos pequenos e não tinha dentes e tinha orelhas compridas do tamanho dum braço, e da largura de meio braço. Por baixo do corpo tinha dois buracos, e a cauda era do comprimento dum braço e outro tanto de largura. E não tinha nenhum pé em sítio nenhum. Tinha pêlos como o porco e a pele era grossa como um dedo e as suas carnes eram brancas e gordas como a de porco.
Que tal você desenhar este animal no seu caderno, seguindo a descrição?

Acompanhe agora algumas ilustrações feitas pelos alunos.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem