Correção de exercício



1. No final da Idade Média, o rei passou a controlar politicamente a nobreza, assumindo funções militares e jurídicas e estabelecendo o controle das terras do reino. O rei também conseguiu unificar a arrecadação de impostos, fato esse que colaborou para a manutenção de um exército permanente e fiel à autoridade real.

A)Muitos nobres ingleses, após a Guerra dos Cem Anos, voltaram ao reino realizando saques e ataques a propriedades. Começaram a se mobilizar em torno da luta pelo poder político, instigados por casas dinásticas que disputavam o trono inglês.

B) O estandarte do exército representando os Lancaster carregava a rosa vermelha, enquanto o dos York carregava a rosa branca.

C) Por causa da violência das batalhas, da alternância de vitória das duas casas e do poder assumido entre os York e os Lancaster. Com essas disputas pelo poder parecia que a guerra não teria fim.

D) Henrique Tudor, duque de Richmond, que pertencia à dinastia Lancaster, voltara para a Inglaterra para se casar com Isabel de York, filha de Eduardo IV, com o objetivo de unir as duas casas e dar fim ao conflito. Em 1485, Henrique desembarcou na Inglaterra com 5 mil homens e marchou para depor o rei, Ricardo III. Henrique Tudor venceu a batalha e foi coroado como Henrique VII. No ano seguinte, se casou com Isabel, unindo as rosas branca e vermelha e pondo fim à Guerra das Duas Rosas. 

3. Na concepção de Estado centralizado, o monarca tinha a responsabilidade de garantir a ordem por meio das leis e do monopólio da força (exército), proteger o território e promover o desenvolvimento econômico do reino. 

4. A) Segundo o texto, as funções principais do Estado são o domínio da força e da repressão, a proteção do território e do povo, o estabelecimento da lei e a manutenção da infraestrutura da sociedade. 

B) O Artigo 6o da Constituição Brasileira de 1988 é assim definido: “Art. 6o São direitos sociais à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção, à maternidade e à infância, à assistência aos desamparados, na forma desta Constituição” (redação dada pela Emenda Constitucional no64, de 2010).  
As funções do Estado moderno, citadas no texto permanecem nas atuais Constituições ocidentais. No entanto, porém no(fim da Idade Média), ainda não havia a ideia de Estado como representante dos interesses da sociedade nem era sua função promover o bem-estar social


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem