I Revolução Industrial


Por que a Inglaterra chegou primeiro?


Não foi por pura sorte que a primeira revolução industrial ocorreu na Inglaterra. Vários fatores se complementaram para que pudessem preparar o terreno para esse processo. Foi um longo caminho até que as coisas começassem a se acelerar. As etapas que são consideradas principais para que tudo acontecesse aconteceram em diversos aspectos da sociedade, fossem eles polí­ticos, sociais, econômicos ou religiosos (no fim das contas, tudo está interligado). Foram estes o cercamento dos campos, o ato de navegação de 1651, a Revolução Gloriosa de 1689, o Puritanismo e a abundância de recursos minerais.


1ª FASE

 

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII (1760) e que, se espalhou pelo mundo causando grandes transformações.

Classificamos este tema como um dos 4 grandes acontecimentos que impactaram o mundo, pelo fato de promover a substituição de:

 

  • Ferramentas pelas máquinas,
  • Energia humana pela energia motriz
  • Modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.

 

Antes que acontecesse de fato está transformação, foi necessário que houvesse ao longo dos anos,  uma série de etapas. Quer saber quais foram? Então vem comigo que você não se perde.

 

  1. Artesanato- O Artesão era dono da matéria prima, do instrumento de produção e responsável direto por todo o processo de produção.
  2. A manufatura ou produção manufatureira - Eram grandes oficinas onde os artesãos trabalhavam sob o controle do dono e a produção em série e a divisão do trabalho começaram a ser implantados, aumentando significativamente a capacidade e a velocidade da produção.
  3.  A maquinofatura ou produção mecanizada. É o momento em que surgem as máquinas industriais que substituíram ferramentas e trabalhadores, artesãos tornaram-se operários submetidos ao ritmo das máquinas fato que, marca o início da Revolução Industrial.

 

IMPORTANTE: Neste período o carvão mineral  era a principal fonte de energia.

 

2ª FASE (1850-1950)




A segunda fases da revolução não indicam uma ruptura, mas o surgimento de novas características por meio de avanços e aprimoramentos tecnológicos que deram continuidade ao processo, modificando toda a estrutura da produção capitalista. Diferentemente da primeira fase, esta etapa não se restringe exclusivamente à Inglaterra, mas avançou os limites geográficos da Europa Ocidental, espalhando-se por países como Estados Unidos, Japão e demais países da Europa.

 

Várias inovações técnicas marcaram essa etapa, entre elas destacamos para você:

 



  • Substituição do ferro que antes era largamente utilizado pelo aço
  • O petróleo  substituiu o carvão mineral como principal fonte de energia
  • Criação dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão, cinema e rádio);
  • A criação do motor a explosão, da locomotiva e do barco a vapor,

 

3ª FASE

 



A Terceira Revolução Industrial  conhecida também como Revolução Técnico-Científica  começou em meados do século XX, que abrange o período de 1950 e permanece até a atualidade. A principal mudança representada por essa fase está associada ao desenvolvimento tecnológico (com o surgimento de computadores, criação da internet, dos softwares e dos dispositivos móveis, da robótica e da eletrônica)

 

Deste modo, as indústrias foram dispensando a mão de obra humana e passaram a depender cada vez mais das máquinas para fabricar seus produtos. O trabalhador intervinha como supervisor ou em apenas algumas etapas da produção.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem