No fragmento a seguir, Epicuro dirige saudações e conselhos a seu discípulo Meneceu. O caráter de ensinamento está sempre presente nos textos dos helenistas, uma vez que eles pretendem auxiliar as pessoas a viver bem para encontrar a felicidade. Com Epicuro, a questão do mestre que orienta é importante, pois os riscos de desvio de comportamento poderiam ser evitados pelo fortalecimento da vontade. Em todo ato, o filósofo busca a felicidade pela ataraxia, a imperturbabilidade da alma, escolhendo os melhores prazeres.
“Que
ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de
fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado
velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à
filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda
não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil
tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se
rejuvenescer por meio da grata recordação das coisas que já se foram, e para o
jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir: é
necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que,
estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para
alcançá-la.
Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.
Em
primeiro lugar, considerando a divindade como um ente imortal e bem-aventurado,
como sugere a percepção comum de divindade, não atribuas a ela nada que seja
incompatível com a sua imortalidade, nem inadequado à sua bem-aventurança;
pensa a respeito dela tudo que for capaz de conservar-lhe felicidade e
imortalidade.
[...]
Com efeito, os juízos do povo a respeito dos deuses não se baseiam em noções
inatas, mas em opiniões falsas. Daí a crença de que eles causam os maiores
malefícios aos maus e os maiores benefícios aos bons. Irmanados pelas próprias
virtudes, eles só aceitam a convivência com os seus semelhantes e consideram
estranho tudo que seja diferente deles.
Acostuma-te à ideia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência clara de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade. [...]
Então, o mais terrível dos males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos.
A
morte, portanto, não é nada, nem para os vivos, nem para os mortos, já que para
aqueles ela não existe, ao passo que estes não estão mais aqui. [...]
Assim
como opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo
ele colhe os doces frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve.
[...]
Quando dizemos que o fim último é o prazer, não nos referimos aos prazeres dos
intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam certas
pessoas que ignoram nosso pensamento, ou não concordam com ele, ou o
interpretam erroneamente, mas o prazer que é ausência de sofrimentos físicos e
de perturbações da alma. Não são, pois, bebidas nem banquetes contínuos, nem a
posse de mulheres e rapazes, nem o sabor dos peixes ou de outras iguarias de
uma mesa farta que tornam doce uma vida, mas um exame cuidadoso que investigue
as causas de toda escolha e de toda rejeição e que remova as opiniões falsas em
virtude das quais uma imensa perturbação toma conta dos espíritos. De todas
essas coisas, a prudência é o princípio e o supremo bem, razão pela qual ela é
mais preciosa do que a própria filosofia; é dela que se originaram todas as
demais virtudes; é ela que nos ensina que não existe vida feliz sem prudência,
beleza e justiça sem felicidade. Porque as virtudes estão intimamente ligadas à
felicidade, e a felicidade é inseparável delas.”
EPICURO.
Carta sobre a felicidade (a Meneceu). São Paulo: Editora Unesp, 2002. p.
21-47.
Agora
é com você.
1.
Como o autor do texto rebate as críticas às teorias epicuristas em relação
à busca pelo prazer?
2. Quais são os cuidados necessários para que se escolham os melhores prazeres, aqueles que nos tornam mais felizes?
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