O NASCIMENTO DA CIDADE



A cerca de 5 mil anos, os sumérios fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk Eridu e Lagash. Leia o texto a  seguir  e responda a questão:

 

“O nascimento da cidade”

 

 Durante a maior parte da pré-história, as populações eram nômades, isto é, mudavam constantemente de uma região para outra em busca de condições favorável para sobreviver.[...] As mudanças eram frequentes e apenas os bens e  apenas  os  bens mais  necessários  eram transportados. Mas, no período neolítico, começou um processo de sedentarização(ou seja, a fixação do homem em um território). A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiam ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.[...] A ocupação mais duradoura permitiu[...] uma nova forma de organização da sociedade e do espaço[...] : iniciou-se a urbanização, ou seja, os surgimento das cidades.

 Marcelo Rede. A Mesopotâmia. São Paulo:Saraiva, 1997. P. 12-

 

 

1. Segundo o texto, o que permitiu a fixação do homem em um território?

 

2. O texto a seguir foi escrito por Marcelo Rede, professor da universidade Federal Fluminense. Leia-o com atenção.

  

“Tanto o Eufrates como o tigre nascem nas terras  altas  da Armênia( na atual Turquia) e correm para o sul até se juntarem e desaguarem no Golfo pérsico[..]. em seu caminho, deixam uma planície de terras férteis, onde é possível praticar uma agricultura irrigada, cultivar grãos(trigo, cevada, sésamo), tamareiras e várias outras plantas. A presença da água possibilitou a ocupação mais constante do território mesopotâmico e fez da região um pólo de atração para muitas populações. [...].

  Marcelo Rede. A         Mesopotâmia.  São  Paulo:  Saraiva,1997. p. 8

 

a)      Segundo o texto, o que estimulou o povoamento da Mesopotâmia?

 

b)      que   informações        o       texto traz    sobre a alimentação   dos    povos mesopotâmicos?

 

 c)      O que mais se pode concluir a partir do texto?

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem