Os Astecas

 


Em meados do século XIV, os astecas fixaram-se em uma área próxima ao lago Texcoco, região do atual México, onde fundaram a cidade de Tenochtitlán. Por meio de guerras com povos vizinhos, os astecas ampliaram seu território, transformando-o em um vasto império que chegou a reunir cerca de 11 milhões de pessoas.

 

A guerra, para os astecas, também tinha motivação religiosa. Eles acreditavam ser o povo escolhido pelo deus Sol, Huitzilopochtli, destinado a dominar outras populações. Segundo a tradição, os guerreiros que morressem lutando atingiriam o paraíso.

 

A formação de um grande império mudou a estrutura da sociedade asteca. A má distribuição das riquezas conquistadas ampliou a desigualdade e trouxe uma rígida hierarquia social.

 

No topo das camadas sociais estava o imperador. Considerado semidivino, tinha muito poder e era responsável pela condução do Estado. Em época de escassez, fornecia alimentos armazenados para a população.

 

Os nobres situavam-se abaixo do imperador e exerciam funções administrativas, religiosas e militares. Com o passar do tempo, a nobreza passou a ser hereditária. Alguns nobres se tornavam sacerdotes, com a função de cultuar os deuses e interpretar a vontade divina.

 

Abaixo dos nobres estavam os artesãos e, depois, os comerciantes, que incentivavam o casamento de seus filhos com os filhos dos nobres para ascender socialmente. Nessa camada social, as profissões eram passadas de pai para filho.

 

A maioria da população era formada por agricultores e soldados. Para eles era mais difícil subir na escala social. Havia ainda os escravos, que geralmente eram prisioneiros de guerra.

 

A agricultura era a base da economia asteca. Cultivavam-se milho, feijão, pimenta, abóbora, cacau, algodão, tabaco, frutas e verduras. A caça, a pesca e a coleta também eram atividades importantes para a sobrevivência.

 

Religião

 

O povo asteca era politeísta, e alguns de seus deuses eram: Tlaloc, deus da chuva e do trovão; Quetzalcoatl, deus do vento, da escrita, do calendário e das artes; e Xipe Totec, deus dos ourives. Nas pirâmides eram realizados cultos religiosos e sacrifícios humanos que, segundo a crença asteca, renovavam a aliança entre seres humanos e deuses. Geralmente, as vítimas oferecidas em sacrifício eram prisioneiros de guerra ou escravos.

 

 

Agora é com você: Observe a imagem abaixo e responda:


 


 

a) Identifique na imagem uma das técnicas agrícolas astecas que permitiu a ocupação do lago Texcoco como campo de cultivo.

 

 b) Na imagem, nota-se a presença do maior grupo social da civilização asteca. Identifiquem esse grupo e aponte alguns elementos de sua vida cotidiana.

  

c) Que elemento da imagem representa o controle do Estado sobre os agricultores? Por quê?

 

 2. O texto a seguir trata do rígido código moral e religioso dos astecas no que se refere aos costumes e à unidade da família. Leiam-no e, depois, façam o que se pede em cada item.

 

 

O Estado se preocupava diretamente com o crescimento demográfico: o aborto bem como o infanticídio eram castigados com a morte. Os adúlteros podiam ser degolados (era fundamental manter a estrutura familiar) e era proibido o casamento entre pessoas divorciadas, bem como o uso de roupa do sexo oposto.

 

PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2000. p. 25.

 

a)   como as normas sociais do povo asteca se aproximavam dos costumes religiosos cristãos.


DE SE IDENTIFICAR

5 Comentários

  1. ALUNO: RIKARTY SOUZA SANTANA

    LETRA (A)

    As técnicas de plantio rudimentares se aliavam a uma latente indisponibilidade de terras propícias ao plantio,contudo, esse obstáculo foi superado através da dominação do sistema de chinampas,na chinampa, temos uma esteira posta sobre a superfície das regiões alagadiças,na parte superior dessas esteiras, a fértil lama do fundo desses terrenos alagados era aproveitada para a plantação.

    LETRA(B)

    Quetzalcoatl

    LETRA (C)

    AS plantações, eles com as enxadas etc, por que eu já varias pessoas que são produtores rurais essa coisas são muito utilizado.

    questão (2)

    Letra (A)

    Os astecas eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. No início, a religião dos astecas era muito simples, mas foi se tornando mais complexa quando eles foram entrando em contato com outros povos.


    ResponderExcluir
  2. 1)a)chinampas,na chinampa, temos uma esteira posta sobre a superfície das regiões alagadiças,na parte superior dessas esteiras, a fértil lama do fundo desses terrenos alagados era aproveitada para a plantação

    b)A sociedade asteca era bastante hierarquizada. As roupas indicavam a posição social da pessoa. Quem governava era o imperador, chamado de tlatoani (palavra que significava "aquele que fala" ou "aquele que comanda"). No início, o tlatoani era eleito por uma assembleia de guerreiros, mas, com o tempo, a função passou a ser hereditária, isto é, passava de pai para filho. Entre as responsabilidades do imperador estava a de fornecer alimentos para a população necessitada em períodos de seca ou carestia. Havia também uma espécie de "vice-imperador", o cinacoatl, cargo que era geralmente exercido por um irmão do imperador.
    A maioria dos astecas vivia como os índios de hoje, nas mais remotas aldeias do México. A família morava numa casa simples, feita de adobe ou pau-a-pique e coberta de sapê. O pai trabalhava nos campos com os filhos mais velhos. A mãe cuidava da casa e treinava as filhas nos afazeres domésticos. As mulheres passavam a maior parte do tempo moendo milho numa pedra chata, a metate, e fazendo bolos sem fermento, as tortillas. Também fiavam e teciam. Os alimentos preferidos eram a pimenta, o milho e o feijão - que produziam em larga escala para consumo. As roupas eram feitas de algodão ou de fibras das folhas de sisal. Os homens usavam tanga, capa e sandálias. As mulheres trajavam saias e blusas sem mangas. Desenhos coloridos nas roupas revelavam a posição social de cada asteca. Os chefes de aldeia usavam uma manta branca e os embaixadores carregavamum leque. Em geral, os sacerdotes se vestiam de negro

    c)As pessoas a trabalhar,pois sao escravos,os mesmos sao posse do governo

    2)a)Os astecas eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. No início, a religião dos astecas era muito simples, mas foi se tornando mais complexa quando eles foram entrando em contato com outros povos.

    Atividade de: Kaique Santos Souza

    ResponderExcluir
  3. a) Eles cultivavam em cima de ilhas artificiais
    b) O povo era os Atecas e o cotidiano era. Os Astecas moravam em uma casa simples , feita de adobe ou pau-a-pique e coberta de sapê. Enquanto os pais trabalhavam as mãe cuidavam dos filhos.
    c) As Plantações, por que estavam verdinha e tudo organizadas.
    2-
    a) Com regras, estabelecidas.

    Pedro Lucas Feitosa Belém

    ResponderExcluir
  4. A)chinampas,na chinampa, temos uma esteira posta sobre a superfície das regiões alagadiças,na parte superior dessas esteiras, a fértil lama do fundo desses terrenos alagados era aproveitada para a plantação.
    B)A nobresa.
    C)As pessoas a trabalhar,pois sao escravos,os mesmos sao posse do governo.
    2)-
    A)Para muitos eles eram selvagens caninbais que so faziam comer mas eles realizavam seus rituais sagrados e eram muito organizados eles comiam sim carne humana,mais eram realizados rituais cultuavam dois deuses o deus serpente o bem e o leopardo o mau
    Aluna:Julia Loula

    ResponderExcluir
  5. *REBECA RIOS*
    a) Identifique na imagem uma das técnicas agrícolas astecas que permitiu a ocupação do lago Texcoco como campo de cultivo. Drenagem

    b) Na imagem, nota-se a presença do maior grupo social da civilização asteca. Identifiquem esse grupo e aponte alguns elementos de sua vida cotidiana. Os agricultores, a agricultura era a base da economia asteca rlrs cultivavam grãos, verduras, frutas, sementes e pescavam.

    c) Que elemento da imagem representa o controle do Estado sobre os agricultores? Por quê? Tinha uma pessoa ( acho que um oficial do governo) observando o trabalho dos agricultores , já que se algo acontecesse com os agricultores o governo levaria culpa

    2. O texto a seguir trata do rígido código moral e religioso dos astecas no que se refere aos costumes e à unidade da família. Leiam-no e, depois, façam o que se pede em cada item.


    O Estado se preocupava diretamente com o crescimento demográfico: o aborto bem como o infanticídio eram castigados com a morte. Os adúlteros podiam ser degolados (era fundamental manter a estrutura familiar) e era proibido o casamento entre pessoas divorciadas, bem como o uso de roupa do sexo oposto.

    PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2000. p. 25.

    a) como as normas sociais do povo asteca se aproximavam dos costumes religiosos cristãos. Alguns cristãos proíbem o aborto, adultério, pessoas que já foram casadas e se divorciarem casar novamente e como os cristãos se vestem com modéstia eles não usariam roupas do sexo oposto; porém as punições não são nesse nível na verdade acho que as igrejas cristãs não punem as pessoas que cometem esse tipo de coisa ( não tenho certeza, so estou falando algo que já vi)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem