Por: Breno de Souza Juz (Campinas / SP).
O objetivo dessa atividade é torna-los conscientes que as imagens e percepções que temos são construídas historicamente, e que os diversos mecanismos de comunicação (fala, escrita, visual, audiovisual) não são neutros e é necessário questionarmos quais suas intenções, quem as produziu, a partir de qual lugar, quais são os sentidos e ideias que carregam e quais suas consequências.
Para isso utilizamos abaixo, frases, vídeos e as associações que vocês elaboram a partir delas, para que percebam as histórias e imagens
que estão entranhadas no senso comum e no nosso cotidiano e que é preciso estarmos
atento para questioná-las ao invés de assumi-las de forma acrítica. Dessa
forma, enfatizo a vocês a necessidade de
desconstruirmos os preconceitos estabelecidos sobre o continente africano e os
vários povos e culturas nele existentes, assim como os preconceitos que são
construídos pelas histórias únicas. Assista o vídeo abaixo e responda o que é solicitado
A partir do vídeo apresentado escreva um texto dissertativo de até 20 linhas sobre as histórias únicas que ouvimos ou vemos no nosso dia a dia e também aquelas produzidas em sala de aula. Quais suas consequências na história e nas imagens construídas sobre os lugares e as pessoas?
1. Qual era a ideia que a colega de
quarto da escritora tinha da África? Por que?
2. Como a palestrante reagiu ao visitar
o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela?
3. Como se cria uma história única?
4. Qual é o perigo da história única?
Qual
é a compreensão que você faze da citação apresentada? Relacione a citação a
algum momento histórico específico.
FONTE: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/1-curso/planos_de_aula/plano/985
1. Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?
ResponderExcluir1. Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?
ResponderExcluirA colega de quarto da escritora tinha ideias que africanos não falavam línguas europeias, não sabiam usar eletrodomésticos e outras ideias preconceituosas por conta do estereótipo africano
2. Como a palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela? A palestrante se impressionou por ver que o México era mais que as imigrações, ela se sentiu como sua colega que conhecia apenas o lado estereotipado de um lugar.
3. Como se cria uma história única?
Uma história única se cria apenas com um lado da história
4. Qual é o perigo da história única?
Uma história única causa um estereotipo preconceituoso.
REBECA, 8ª CAXO
1. Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?
ResponderExcluirTinha ideia sobre a África e uma história de castratrofe.
2. Como a palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela?
Que a primeira reação foi de surpresa .
3. Como se cria uma história única?
É quando pega um povo e coloca na história como se fosse uma única coisa.
4. Qual é o perigo da história única?
Mostra um povo e um ponto de vista.
Lucas Silva
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ResponderExcluir*Lucas Silva*
1. Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?
Tinha ideia sobre a África e uma história de castratrofe.
2. Como a palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela?
Que a primeira reação foi de surpresa .
3. Como se cria uma história única?
É quando pega um povo e coloca na história como se fosse uma única coisa.
4. Qual é o perigo da história única?
Mostra um povo e um ponto de vista.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1.- Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?`
ResponderExcluirA colega de quarto tinha um pensamento um tanto capacitista sobre pessoas nascidas do continente Africano, imaginando assim que essas pessoas não tinham capacidade nem de acender um fogão. Essa visão é uma visão construída desde os primórdios da neocolonização, esse pensamento e sentimento de dó é constituído unicamente e principalmente por pessoas do Ocidente e pessoas que se imaginam de certa forma superiores intelectualmente a pessoas Africanas, que só imaginam o vasto e diversificado território africano com apenas uma paisagem, um tipo de vida, uma historia.
2- Como a palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela?
Ela se sentiu um tanto confusa e decepcionada consigo mesma, pois ao escutar de outras pessoas uma visão sobre o México ela viu que nem era tudo aquilo que é declarado em cima do pais e das pessoas.
3. `Como se cria uma história única?`
Através de um único ponto de vista
4. `Qual é o perigo da história única?`
O perigo pode ser tanto esse capacitismo enraizado quanto a questão se sentir dó, sentir nojo, descriminar uma nação e destruir povos em apenas um ponto de vista.
Maria Clara 8ano
1. Qual era a ideia que a colega de quarto da escritora tinha da África? Por que?
ResponderExcluirUma ideia de um lugar pobre e miserável, com poucas esperanças de vida. A falta de conhecimento do mundo exterior, como usar algo básico como o fogão ou conhecer alguém famoso como Mariah Carey.
2. Como a palestrante reagiu ao visitar o México pela primeira vez? O que essa reação causou nela?
A palestrante se sentiu surpresa. Se sentiu envergonhada, pois após ouvir coisas sobre o mexico, ela apenas viu o local como um local dos imigrantes.
3. Como se cria uma história única?
É se criando uma historia que tem dois lados, um dos lados é contado diversas vezes, após isso o leitor deixa essa historia definida, não pretendendo ouvir o outro lado da historia e só aceita o primeiro lado da historia.
4. Qual é o perigo da história única?
É como se não houvesse continuação, então, incompleta. E por isso a sociedade só define e aceita uma parte.
maria sofia, oitavo ano.
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