MUNDIALIZAÇÃO

 



O conceito de mundialização é muito utilizado como sinônimo do conceito de globalização, porém, apesar de seus eixos de conexão, não podemos entender esses dois processos como iguais. Dreifuss (1996), Ortiz (1994) e inúmeros outros estudiosos diferenciam o conceito de mundialização de globalização, pois se referem a ele como um processo que envolve a esfera cultural, sendo marcantes nesse conceito os fatores associados aos modos de vida. Assim, ao tratarmos do conceito de mundialização, estamos falando sobre a incorporação e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares do mundo, que acarretam mudanças em nosso modo de vida.

Deste modo, enquanto a globalização enfatiza os processos de natureza econômica e tecnológica, na mundialização, o que se sobressai são os processos culturais. Entretanto, os processos econômicos e tecnológicos também se fazem presentes na mundialização, ou seja, incorpora-se tanto esse fenômeno de nossa sociedade global, quanto um universo mais simbólico atrelado ao cultural que se reproduzem em escalas variadas de acordo com cada sociedade.

Por isso temos a tendência em detectar a mundialização por meio de seus sinais exteriores. McDonald’s, Coca-Cola, cosméticos Revlon, calças jeans, televisores e toca-discos são sua expressão. Nos pontos mais distantes, Nova York, Paris, Zona Franca de Manaus, na Ásia ou na América Latina nos deparamos com nomes conhecidos (…). Qual o significado disso? Que a mundialização não se sustenta apenas no avanço tecnológico. Há um universo habitado por objetos compartilhados em grande escala. São eles que constituem nossa paisagem, mobiliando nosso meio ambiente. As corporações transnacionais, com seus produtos mundializados e suas marcas facilmente identificáveis, balizam o espaço mundial. (ORTIZ, 2000, p. 107).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem