(EF08HI01)
Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e
discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(EF08HI02)
Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e
analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
(EF08HI03)
Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos,
produtos e culturas.
(EF08HI04)
Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos
na Europa e no mundo.
(EF08HI05)
Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as
temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas
Américas.
(EF08HI06)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões.
(EF08HI07)
Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de
independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações
territoriais.
(EF08HI08)
Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas
revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(EF08HI09)
Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
(EF08HI10)
Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da
Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
(EF08HI11)
Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos
sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e
no Haiti.
(EF08HI12)
Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte
portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política
brasileira.
(EF08HI13)
Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e
comparar as formas de governo neles adotadas.
(EF08HI14)
Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na
sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências
na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações
indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
(EF08HI15)
Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas
disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(EF08HI16)
Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas
rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
(EF08HI17)
Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras,
com as tensões e conflitos durante o Império.
(EF08HI18)
Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra
do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
(EF08HI19)
Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na
seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(EF08HI20)
Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os
legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(EF08HI21)
Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o
Império.
(EF08HI22)
Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção
das identidades no Brasil do século XIX.
(EF08HI23)
Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no
contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(EF08HI24)
Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do
continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as
comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
(EF08HI25)
Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da
América e a América Latina no século XIX.
(EF08HI26)
Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na
resistência ao imperialismo na África e Ásia.
(EF08HI27)
Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios,
avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as
populações negras nas Américas.
Postar um comentário