(EF09HI01)
Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais,
econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02)
Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954.
(EF09HI03)
Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira
pós-abolição e avaliar os seus resultados.
(EF09HI04)
Discutir a importância da participação da população negra na formação
econômica, política e social do Brasil.
(EF09HI05)
Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira
e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
(EF09HI06)
Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e
cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade,
comunidade).
(EF09HI07)
Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos
povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações
afrodescendentes.
(EF09HI08)
Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da
diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das
mudanças de abordagem em relação ao tema.
(EF09HI09)
Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de
movimentos sociais.
(EF09HI10)
Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes
conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
(EF09HI11)
Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa
e seu significado histórico.
(EF09HI12)
Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à
economia global.
(EF09HI13)
Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo,
a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o
holocausto).
(EF09HI14)
Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e
asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões
internacionais.
(EF09HI15)
Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas
(ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.
(EF09HI16)
Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos
fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições
voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes
responsáveis por sua violação.
(EF09HI17)
Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do
Brasil a partir de 1946.
(EF09HI18)
Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus
impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das
desigualdades regionais e sociais.
(EF09HI19)
Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no
Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à
justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
(EF09HI20)
Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da
sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
(EF09HI21)
Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de
contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
(EF09HI22)
Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período
ditatorial até a Constituição de 1988.
(EF09HI23)
Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de
1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de
combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
(EF09HI24)
Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989
aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da
cidadania e dos valores democráticos.
(EF09HI25)
Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da
sociedade civil após 1989.
(EF09HI26)
Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas
(negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas
à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e
respeito às pessoas.
(EF09HI27)
Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no
Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na
era da globalização.
(EF09HI28)
Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as
tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e
estadunidenses.
(EF09HI29)
Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus
procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a
atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
(EF09HI30)
Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com
especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como
para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.
(EF09HI31)
Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
(EF09HI32)
Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização,
considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.
(EF09HI33)
Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo
desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
(EF09HI34)
Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América
Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
(EF09HI35)
Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na
contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre
diferentes grupos e culturas.
(EF09HI36)
Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados
históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e
violência.
Postar um comentário