Mesmo
antes da Reforma Protestante, havia no interior da Igreja católica movimentos
pela renovação dessa instituição. No entanto, nenhum deles levou a uma ruptura
com o papa. Os questionamentos aprofundaram-se com a mudança de mentalidade que
avançava por toda a Europa.
Sendo pressionada pela cristandade a dar uma resposta às críticas que estava recebendo, a Igreja reformulou várias de suas doutrinas. Além disso, havia o crescimento dos movimentos protestantes entre a população de várias partes da Europa, o que significava perda considerável de fiéis.
A Contrarreforma, ou Reforma católica, surgiu no interior da Igreja com a dupla finalidade de conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria instituição. Nesse sentido, ela era uma forma de mobilização para reconquistar os fiéis e conseguir novos adeptos.
Sob orientação dos chamados papas reformadores, entre 1534 e 1590 algumas medidas foram tomadas: as finanças da Igreja foram reorganizadas, exigiu-se o preenchimento dos cargos eclesiásticos por padres destacados pela integridade moral e adotou-se uma política intolerante com os padres de conduta duvidosa.
No contexto da Contrarreforma, também foram criadas novas ordens religiosas para expandir a fé católica além da Europa. A Companhia de Jesus, criada pelo espanhol Inácio de Loyola, foi o principal instrumento de evangelização dos povos da América, Ásia e África. Além disso, os jesuítas da Companhia de Jesus se empenhavam em trazer de volta à Igreja católica aqueles que haviam aderido ao reformismo cristão.
2. Faça uma pesquisa a respeito de igrejas evangélicas contemporânea e identifique os elementos herdados das diferentes correntes protestantes da Modernidade. Quais as ideias calvinistas por elas aproveitadas? O que conservam das propostas iniciais de Lutero?
3. Você acha que as religiões influenciam as decisões políticas no Brasil? Justifique sua resposta citando exemplo.
4. (Adaptado) Chamado "cisma protestante" foi um dos fenômenos que teve importantes consequências na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII. Desse fenômeno surgiram várias Igrejas separadas do catolicismo romano, destacando-se aquelas de base teológica Luterana e outras de base teológica Calvinista.
Sobre este assunto, responda:
a)
Quais são as principais características comuns entre as Igrejas Luterana e
Calvinista, que surgiram do chamado "cisma protestante"?
b)
Quais as principais diferenças entre as Igrejas Luterana e Calvinista?
5. Explique uma medida adotada pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a conter a expansão do protestantismo.
Vocês deverão enviar esta atividade com o cabeçalho completo para o e-mail:
professorgilbertofarias@gmail.com
Data de entrega 09/11/2021
ta la no email
ResponderExcluirPostar um comentário