Entrevista concedida por Hannah Brown para o Comitê da Câmara de Comuns, em 13 de junho de 1832.

 

Menina trabalhadora. Estados Unidos, 1910. HANNAH BROWN (child factory worker). Spartacus Educational.
Disponível em:http://spartacus-educational. com/IRbrown.htm . Acesso em: 13 abr. 2023. (Tradução do autor.)

Entrevista concedida por Hannah Brown para o

Comitê da Câmara de Comuns, em 13 de junho de 1832.

 

Pergunta: Com quantos anos você começou a trabalhar em fábricas de fiação?

Resposta: Aos nove anos de idade.

P: Qual era seu horário de trabalho?

R: Eu começava às seis horas da manhã e trabalhava

até às nove da noite.

P: Havia um horário para as refeições?

R: Não, não tinha.

P: Este trabalho afetou seus membros? [...]

R: Sim; meus dois joelhos são meio virados pra dentro.

[...]

P: Sr. Ackroyd alguma vez castigou você?

R: Sim; ele me segurou pelo cabelo e pela orelha, me

puxou e me bateu.

P: Você o viu adotar um tratamento semelhante com

alguém mais?

R: Sim. Eu tinha visto ele puxar uma parente minha

pelo cabelo.

P: Você quer dizer que ele a arrastou pelo cabelo?

R: Sim, por vários metros.

 

VAMOS LÁ GALERA RESPONDA CORRETAMENTE

 

a) Quem está falando no texto?

b) De que tempo ela está falando?

c) Como era o cotidiano da entrevistada nesta época?

d) O que levava os empregadores a optarem pelo trabalho infantil?

e) O uso da violência contra a criança é um dos problemas sociais brasileiros. Pesquise e opine sobre o assunto.

 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem