Trecho do Caderno de queixas da burguesia da cidade de Nancy (c. 1788-1789)

 


“1º - A assembleia exige que a pessoa dos Deputados aos Estados Gerais seja inviolável e sagrada. [...]

 

3º - A assembleia exige que fique irrevogavelmente estabelecido que o Terceiro Estado tenha, nas assembléias da nação, pelo menos, tantos Deputados quanto às duas outras ordens em conjunto; que as deliberações sejam tomadas pelas três ordens reunidas e que os votos sejam contados individualmente.

 

4º - O objetivo dos Deputados é assegurar à França uma boa e sólida Constituição que fixe, para sempre, de maneira clara, os direitos do Trono e da Nação.

 

5º - Os Deputados exigirão, como primeiro ponto da Constituição, o retorno periódico dos Estados Gerais e que a época da segunda reunião seja bem próxima. [...]

 

10º - A assembleia exige que a liberdade civil seja plenamente assegurada e que as ordens de prisão arbitrária sejam, para sempre, abolidas.

 

11º - Exige também que a liberdade de imprensa seja estabelecida e que se possa, sem qualquer visto nem permissão, imprimir e mandar imprimir toda espécie de trabalhos escritos, com a condição de que o autor e o impressor sejam obrigados a apor seus nomes a esses trabalhos, ressalvo o direito de puni-los, se os trabalhos impressos contiverem elementos contrários à Religião, à moral, à boa ordem e à honra da família."

 

Glossário


Inviolável: Que não se pode violar, atingir, machucar.

Terceiro Estado: A maior parte da população francesa no Antigo Regime, que não fazia parte do clero (Primeiro Estado) ou da nobreza (Segundo Estado).

Deliberações: Decisões.

Arbitrária: Sem motivos, que não é regulado por lei.

 

FONTE:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau: 5 a 8ª séries. São Paulo: SE/CENP, 1979, p. 86-87.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem